ILHA

Conheça um pedaço do paraíso de floresta e águas

A Ilha

Ilha Águia Branca

O lugar paradisíaco que denominamos de A ILHA é de fato uma península, localizada nas cercanias do Arquipélago de Anavilhanas, pertencente à Comunidade Bela Vista do Jaraqui.

 

A Ilha Águia Branca está localizada em frente da Comunidade Bela Vista do Jaraqui, no igarape do Jaraqui, Rio Negro, Amazonas, 40 quilômetros acima da cidade de Manaus.

Uma experiência de Sucesso

Sem lixo, sem derrubas, sem caça nem pesca predatória

A ILHA é uma experiência de sucesso. Há mais de 24 anos desenvolvemos atividades no local e, ao contrário do que se possa imaginar para um lugar onde a presença de pessoas é frequente, não há lixo espalhado, não há derrubadas clandestinas realizadas pelo sistema, não há caça de animais silvestres e nem pesca predatória. 

As atividades realizadas no local se resumem à realização de passeios, observações, excursões, pescarias e atividades recreativas na praia, e a renda gerada com estas atividades turísticas é revertida para o sustento do Instituto e o benefício da comunidade, na forma de salários e gratificações.

Na verdade, as plantas e animais vivos, livres e sadios têm valor e importância inestimáveis e pela eternidade, e são preciosas e fundamentais para a sobrevivência do mundo, enquanto ecossistema e então também das pessoas e dos seus entes queridos!

Portanto, a destruição da fauna e da flora não são só crimes verdadeiros, pesados, insanos, ignorantes e absurdos, mas também se trata de puro suicídio.

Com os nossos projetos inéditos, simples e eficazes conseguimos  solucionar ao mesmo tempo os problemas ambientais e também sociais.

Somente esses breves reconhecimentos demonstram comprovadamente que a tarefa de vida da humanidade e assim de cada um de nós, é de proteger e recuperar a saúde e a harmonia da natureza!

No ano 1997 o Águia Branca comprou a benfeitoria nessa Ilha com seus próprios recursos, que na época se tratava de uma velha barraca de madeira. A natureza ao redor estava devastada e havia um monte de lixo no lugar. Como bom exemplo, ali foi construído uma estrutura integrada à natureza, realizou-se reflorestamento, combate à erosão, limpeza constante e outros benefícios, a maior parte realizada com as próprias mãos. Ao longo dos anos foi construído um lugar exemplar, propício para turismo ecológico rústico. Hoje o lugar é paradisíaco. No ano 2009 foi determinado que a Ilha passava a ser o Sítio do Instituto. A ilha, que é localizada bem no meio de uma área de preservação tem como propósito o turismo ecológico verdadeiro, oferecendo um lugar aonde os amantes da Natureza do mundo todo podem se familiarizar com os milagres e a música da natureza amazônica. Na ilha, além do turismo, são realizadas palestras e cursos educativos ambientais.

 

A Ilha

Um ambiente preservado

Na ILHA, nada é perdido, tudo é reciclado e o lixo plástico é conduzido de volta à cidade para a colheita de lixo do governo.

Aproveitamos a água da chuva e do Rio Negro, as construções em alvenaria são mínimas e as casas de madeira são integradas às árvores.

Não caçamos para alimento, e assim, a matança de animais silvestres é ZERO, praticamos a pesca sustentável, respeitando a época do “defeso”, conforme a legislação brasileira.

Ao chegarem à PRAIA, visitantes são orientados a seguirem as regras do lugar, para sua própria segurança e, principalmente, com o objetivo de manter o lugar limpo e bonito.

A ILHA, em 24 anos não perdeu árvores, ao contrário, uma seção inteira da praia foi reflorestada com espécimes botânicos nativos a fim de evitar perda de espaço para o Rio Negro, por desagregação do solo outrora desmatado.

A ILHA, trabalha conceitos de ecologia próprios, onde defende agressão ZERO à natureza.

Dessa forma, o passeio na ilha é na verdade, também, um  verdadeiro aprendizado sobre ecologia, demonstrando ao mundo que é possível, sim, viver em simplicidade e harmonia com a natureza.

Venha nos visitar!

Reserve sua estadia

Garanta sua presença

Para sua total segurança, porém, recomendamos agenciar o seu translado com a empresa que recomendamos, assim como fazer a sua reserva antecipada para a Ilha Águia Branca, pois a estadia na ilha tem capacidade de lotação diária limitada a algumas dezenas de pessoas, para o seu maior bem-estar e conforto.

Todas as reservas para visitas, passeios, tours e hospedagem são agenciadas pela empresa parceira da Ilha Águia Branca, REPOLHOTUR.

Entre em contato, em Manaus: