O lugar paradisíaco que denominamos de A ILHA é, de fato uma ilha, localizada nas cercanias do Arquipélago de Anavilhanas, pertencente à Comunidade do Jaraqui, onde se estabeleceu o Instituto Águia Branca, uma organização Suíço/Brasileira que defende a preservação da natureza e acolheu uma comunidade inteira para provar as teses que defende, ou seja, que é possível viver na natureza sem necessariamente promover a destruição e o extermínio de animais.

Nesta ilha, cujo projeto de ocupação começou como um pequeno acampamento para sede do Instituto Águia Branca hoje abriga um sistema sustentável de eco-turismo, que gera renda e benefícios para toda a comunidade. A comunidade, envolvida neste processo entendeu que árvores de pé e animais vivos são mais valiosos do que o desmatamento e a pesca predatória, assim como mais vale observar e valorizar a fauna do que praticar a caça por puro prazer.

A ILHA é portanto uma experiência de sucesso, pois há mais de 20 anos desenvolvemos atividades no local e, ao contrário do que se possa imaginar para um lugar onde a presença de pessoas é frequente, não há lixo espalhado, não há derrubadas clandestinas realizadas pelo sistema, não há caça de animais silvestres e nem pesca predatória. As atividades realizadas no local se resumem à realização de passeios, observações, excursões, pescarias e atividades recreativas na praia, e a renda gerada com estas atividades turísticas é revertida para o sustento do Instituto e o benefício da comunidade, na forma de salários e gratificações.